Finis Patriae

Caixa de texto: Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonha, feixes de miséria, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia de um coice, pois que já nem com as orelhas é capaz de sacudir as moscas. [...]"        "Guerra Junqueiro"

domingo, outubro 16, 2005

Algures em Salamanca, ano da graça de 2005

O Democrata: Sr. Presidente, estou muito preocupado com o sistema judicial lá no vosso país, há mais de um ano que têm em prisão preventiva um meu concidadão.
O Ditador: Mas, Sr. Presidente, o cidadão em causa está em prisão domiciliária e em onze meses já há acusação, julgamento marcado e até já houve adiamentos, no seu país, Sr Presidente, quanto tempo demoram a julgar os presos?
O Democrata: Isso agora não interessa nada, vamos lá mas é falar do caso do piloto português. Diga-me lá o que tencionam fazer com o homem?
O Ditador: Sr. Presidente, como quer que saiba? No meu país há separação entre o poder político e o poder judicial.
O Democrata: Ouça lá, e acha bem andar assim a prender as pessoas dos outros países, sem dar satisfações nenhumas às nossas autoridades?
O Ditador: Ao que me disse o nosso embaixador, no seu país estão 120 concidadãos meus detidos. Duas senhoras até estiveram um ano em prisão preventiva e acabaram por ser absolvidas em julgamento.
O Democrata: Está a ver, está a ver, no meu país a justiça funciona!
O Ditador: Sr. Presidente, tenha lá calma, problemas com atrasos na justiça todos temos…
O Democrata: Ouça lá, e não há nada que possa fazer, intervir pessoalmente, sei lá? Resolver esta questão? É que no meu país já se começa a falar muito disto, os jornais não largam a história, sabe como é...
O Ditador: Sr. presidente, já lhe disse que no meu país há separação de poderes!
O Democrata: Bahhhh… Não se pode conversar consigo! Os americanos é que têm razão; temos de por fim a estas ditaduras e a este eixo do mal!!!
free page hit counter